LIVRO DE OURO

Discurso I

Primeira Parte

EU SOU A PRESENÇA ATIVA DE DEUS

ENSINAMENTO

 

A vida, em todas as suas atividades, onde queira que ela se manifeste, é Deus em Ação. É por falta de conhecimentos na forma de aplicar o pensamento-sentimento, que os humanos estão sempre interrompendo-lhe a passagem à essência da Vida. Se não fosse por essa razão, a Vida expressaria a sua perfeição com toda a naturalidade e em todas as partes.

A tendência natural da Vida é Amor, Paz, Beleza, Harmonia e Opulência. A ela é indiferente quem a usa, e está continuamente a surgir para manifestar cada vez mais a sua perfeição, e sempre com esse impulso vivificador que lhe é inerente.

 

“EU SOU”

 

“Eu Sou” é a atividade da Vida. Como é estranho que os estudantes mais sinceros nem sempre consigam captar o verdadeiro significado dessas duas palavras!

Quando tu dizes “Eu Sou”, sentindo-o, abres a fonte da Vida Eterna para que corra sem obstáculos ao largo do seu curso; em outras palavras, abres amplamente a porta ao seu fluxo natural.

Quando dizes “Eu não Sou”, bates com a porta em plena cara desta Magna Energia.

“Eu Sou” é a plena atividade de Deus. Coloquei-te frente a frente infinitas vezes à verdade de “Deus Em Ação”. Quero que compreendas que a primeira expressão de todo o ser individualizado em qualquer parte do universo, seja em pensamento, sentimento, ou palavra, é “Eu Sou”, reconhecendo assim a sua Própria Divindade Vitoriosa.

O estudante, ao tratar de compreender e aplicar estas potentes, ainda que simples leis, tem que manter uma guarda rigorosa sobre o seu pensamento e expressão, pois cada vez que pensa ou diz "não Sou", "não posso" ou "não tenho" está a sufocar a Magna Presença Interior, consciente ou inconscientemente e de forma tão tangível como se se colocassem as mãos à volta do pescoço de alguém; só que, em relação a uma forma exterior, o pensamento pode fazer com que a mão o solte em qualquer momento, enquanto que, quando se faz uma declaração de não ser, não poder ou não ter, põe-se em movimento a energia ilimitada que continua a atuar até que o próprio a corrige e transmuta a ação.

Isto te mostrará o enorme poder que tu tens para qualificar, determinar ou ordenar a forma em que queres que atue a grande energia de Deus. E te digo, amado estudante, que o dinamite é menos perigoso. Uma carga de dinamite só desintegrará o teu corpo, enquanto que “OS PENSAMENTOS IGNORANTES LANÇADOS SEM CONTROLO, NEM GOVERNO, ATAM INDEFINIDAMENTE À RODA DA REENCARNAÇÃO”, ou seja que, enquanto dure um decreto sem corrigir, sem transmutar ou dissolver, continua imperando por saecula saeculorum, e por disposição do próprio indivíduo!

Por isto, verás quão importante é que tu saibas o que estás a fazer quando usas expressões incorrectas impensadamente, pois estarás a empregar o mais potente e Divino Princípio de Atividade no Universo, ou seja, o "Eu Sou".

Não compreendas mal. Não se trata de uma expressão ou ideia oriental, estrangeira, vã, leviana, nem de nenhuma exageração. Trata-se, nem mais nem menos, que do mais alto Princípio de Vida usado e expressado através de todas as civilizações que existiram. Recorda que o primeiro que toda a forma de vida consciente de si mesma expressa, é “Eu Sou”. É muito mais que “eu existo”. É depois, no seu contato com o exterior, com atividades incorretamente qualificadas, que ele começa a aceitar coisas menores que “Eu Sou”.

Agora vês, amado discípulo, que quando tu dizes “eu estou doente” estás deliberadamente invadindo a perfeição natural que encerra o processo vital. Não vês que o estás a batizar com algo alheio que nunca possuiu?

Através de longos séculos de ignorância e incompreensão, a humanidade carregou de falsidade e irrealidade até a atmosfera que a rodeia, pois não tenho que repetir-te que quando tu anuncias “estou doente”, é uma mentira flagrante com respeito à Divindade. Ela (EU) jamais pode ser senão Perfeita e cheia de Vida e Saúde!

PEÇO-TE AMADO ESTUDANTE, EM NOME DE DEUS, QUE CESSES DE EMPREGAR ESSAS EXPRESSÕES FALSAS A RESPEITO DA TUA DIVINDADE, POIS É IMPOSSÍVEL QUE TENHAS LIBERDADE ENQUANTO CONTINUES A USÁ-LAS.

NÃO PODEREI JAMAIS INSISTIR DEMASIADO CONTIGO, QUE QUANDO VERDADEIRAMENTE RECONHEÇAS E ACEITES A MAGNA PRESENÇA DE DEUS “EU SOU” NO TEU INTERIOR, POSITIVAMENTE, CATEGORICAMENTE, NÃO TERÁS MAIS CONDIÇÕES ADVERSAS.

Em nome de Deus te suplico que cada vez que te encontres a começar a dizer ou a comentar que estás doente, pobre, ou em outras situações adversas, instantaneamente invertas a condição fatal para o teu progresso, e declares mentalmente, mas com toda a intensidade do teu “EU SOU”, já que ELE é todo saúde, opulência, felicidade, paz e perfeição. Cessa de dar-lhes poder às condições exteriores, a pessoas, lugares e coisas. O “EU SOU” é o poder de reconhecer a Perfeição em cada um e em todas as partes.

Quando pensas na expressão “EU SOU”, significa que tu já sabes que tens Deus em Ação expressando-se na tua vida.

Não permitas que as falsas apreciações e expressões continuem governando-te e limitando-te.